Pages

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

OSS !


Equilíbrio. Talvez todas as pessoas devessem buscar o seu. Aos poucos, e a sua maneira.

São vários os motivos pra sair da minha casa, vestir um kimono e suar por alguns minutos.

Treino por gostar, claro. Mas tem dias que aquilo me serve como refúgio.

A princípio, o karateca busca defesa pessoal, saúde e disciplina. Depois de um tempo você vê que junto disso adquire valores não só físicos como morais.

Ali, um ambiente que se pode unir descontração e respeito, pode-se também aprender praticando, sentindo, e ouvindo.

E era nesse momento que eu queria chegar.

Como eu disse, o karate me serve de refúgio. Ás vezes apareço por rotina, outras pra descarregar todo o stress, e outras, pra esquecer um pouco do mundo aqui fora.

La dentro é só a gente com a nossa hierarquia, piadas internas, regras pra seguir, técnicas a aprender e assim por diante. Cada um com seu jeito, seu defeito, seu humor e a gente se entende. Mano a mano!

Vez ou outra depois de suar a camisa, é hora de ouvir o Cara. Escutar o Mestre.

Meio sem jeito com as palavras, gesticulando as mãos, de um lado para o outro ele conta suas histórias. Em um dia desses que eu procurava refúgio, ouvi a seguinte lição:

Não seja fraco. Tudo que você se dispõe a fazer é como uma semente, então a plante em um terreno fértil. Lute para que floresça, não procure desculpas, barreiras, motivos pra desistir e mostre que é possível. Outra coisa: A raiva é desnecessária. Daqui pra frente espero que escreva as falhas das pessoas na areia da praia, e que sua raiva dure até que a onda as apague. Que os gestos, atitudes e momentos que contam, você escreva nas rochas. Porque isso basta. Eternize o que for bom. ’

Com isso, voltei pra casa melhor do que sai.

Um pouco mais humana e com uma enorme sensação de equilíbrio.


-

mdutra.

2 comentários:

Unknown disse...

a escencia do karate esta nquelas pessoai que a descobrem que tudo esta ao seu roder a natureza, os animais as pessoas em geral independentimente de cor raça ou religiao, devemos acreditar naquilo que fazemos de melhor.

vc esta certa mika
beijos

Mikaelle Dutra disse...

Oss !