Pages

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

OSS !


Equilíbrio. Talvez todas as pessoas devessem buscar o seu. Aos poucos, e a sua maneira.

São vários os motivos pra sair da minha casa, vestir um kimono e suar por alguns minutos.

Treino por gostar, claro. Mas tem dias que aquilo me serve como refúgio.

A princípio, o karateca busca defesa pessoal, saúde e disciplina. Depois de um tempo você vê que junto disso adquire valores não só físicos como morais.

Ali, um ambiente que se pode unir descontração e respeito, pode-se também aprender praticando, sentindo, e ouvindo.

E era nesse momento que eu queria chegar.

Como eu disse, o karate me serve de refúgio. Ás vezes apareço por rotina, outras pra descarregar todo o stress, e outras, pra esquecer um pouco do mundo aqui fora.

La dentro é só a gente com a nossa hierarquia, piadas internas, regras pra seguir, técnicas a aprender e assim por diante. Cada um com seu jeito, seu defeito, seu humor e a gente se entende. Mano a mano!

Vez ou outra depois de suar a camisa, é hora de ouvir o Cara. Escutar o Mestre.

Meio sem jeito com as palavras, gesticulando as mãos, de um lado para o outro ele conta suas histórias. Em um dia desses que eu procurava refúgio, ouvi a seguinte lição:

Não seja fraco. Tudo que você se dispõe a fazer é como uma semente, então a plante em um terreno fértil. Lute para que floresça, não procure desculpas, barreiras, motivos pra desistir e mostre que é possível. Outra coisa: A raiva é desnecessária. Daqui pra frente espero que escreva as falhas das pessoas na areia da praia, e que sua raiva dure até que a onda as apague. Que os gestos, atitudes e momentos que contam, você escreva nas rochas. Porque isso basta. Eternize o que for bom. ’

Com isso, voltei pra casa melhor do que sai.

Um pouco mais humana e com uma enorme sensação de equilíbrio.


-

mdutra.

2 comentários:

Victor disse...

a escencia do karate esta nquelas pessoai que a descobrem que tudo esta ao seu roder a natureza, os animais as pessoas em geral independentimente de cor raça ou religiao, devemos acreditar naquilo que fazemos de melhor.

vc esta certa mika
beijos

Senta um pouco que eu te conto disse...

Oss !